Sobre a XP (Xeroderma Pigmentoso)

O que é a XP?

O Xeroderma Pigmentoso (XP) é uma doença genética que se caracteriza pela total sensibilidade aos raios ultravioleta. Os portadores não têm a capacidade para corrigir os danos no DNA gerados pela luz solar. Por esse motivo, desenvolvem-se sardas, manchas, lesões (muitas causam retirada de partes do corpo) e câncer de pele.

Quais os sintomas?

Os sintomas são o surgimento de inúmeras sardas pelo corpo e um alto ressecamento da pele. Em casos mais graves as lesões podem evoluir para o câncer de pele.

A XP tem cura?

Ainda não há cura para a doença, porém quanto mais cedo for diagnosticado, melhor o tratamento, pois assim haverá “menos tempo” para as lesões se desenvolverem, por conta da não exposição ao sol.

A XP é contagiosa?

Não. A XP é uma doença genética que não pode ser transmitida de nenhuma forma. Você pode tocar, beijar, abraçar normalmente. Na dúvida é só perguntar ao portador de XP.

Qual o tratamento?

O tratamento consiste em evitar a exposição ao sol e a luzes que emitam raios ultravioleta, usar hidratantes, protetores solares, roupas com proteção UV, bonés, chapéus e óculos, além de remédios e acompanhamento médico constante.
Junto com estes cuidados é necessário também fazer modificações nas casas e nas escolas através da aplicação de barreiras anti-uv em todas as dependências frequentadas pelos portadores de XP.

twittbom

doe